NOTÍCIAS

Comitê de Trabalho do PLAMUS aprova andamento do projeto e discute próximas etapas


Encontro realizado em Florianópolis reuniu equipes técnicas e prefeituras

28/02/2014

Foi realizada na última quarta-feira, 26, no Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, uma reunião de acompanhamento do PLAMUS - o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis. A reunião foi presidida pelo Engenheiro Guilherme Medeiros, da SCParcerias, coordenador do PLAMUS. Participaram da reunião representantes do BNDES, técnicos das Secretarias de Estado do Planejamento e da Infraestrutura, representantes das prefeituras de Florianópolis, Palhoça, São José e Biguaçu, além de membros da equipe técnica do consórcio responsável pelo desenvolvimento do Plano, composto pelas empresas LOGIT, Booz & Company e Machado Meyer, e de membros técnicos da UFSC e EMBARQ, parceiros do Consórcio. O encontro permitiu um primeiro balanço das ações já realizadas e alinhou o prosseguimento das próximas etapas que incluem a pesquisa de Origem/Destino e a realização de oficinas técnicas e participativas. Foi abordado também o processo de montagem de uma base cartográfica única, incorporando todos os Planos Diretores e cadastros municipais em uma única plataforma integrada.

Guilherme Medeiros, coordenador do PLAMUS (SCParcerias), avalia a importância da coordenação das ações e das oficinas técnicas e participativas como essencial para a aceitação dos resultados: "Teremos um resultado muito melhor realizando esse plano integrado do que se cada um fizer um plano de mobilidade isolado".

Durante o encontro também se discutiu o cronograma das oficinas com as organizações da sociedade civil e a estrutura comunicacional que será disponibilizada para promover um amplo envolvimento participativo.

O desenvolvimento da Pesquisa de Origem/Destino acontecerá entre março e junho: entrevistadores visitarão 5.400 domicílios nos 13 municípios da Grande Florianópolis que integram o PLAMUS. O levantamento consistirá em visitas aos domicílios por entrevistadores especialmente treinados para essa finalidade, que realizarão uma rápida sessão de perguntas e respostas que resultará em um panorama atualizado e preciso dos padrões de mobilidade da população estudada. Os domicílios visitados serão escolhidos por sorteio e os moradores serão notificados antecipadamente por uma carta oficial, entregue pelos correios, com uma senha de segurança a ser utilizada pelo pesquisador no momento da visita.

* FOTO: Caio Barcellos.

COMPARTILHE

Consórcio

Comunicação e Participação Social

Pesquisas

Cooperação Técnica

Estudo de Mercado

Transporte não-motorizado

© PLAMUS 2013 - Comtacti