NOTÍCIAS

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis será lançado oficialmente


Seminário Mobilidade Urbana em Cidades Brasileiras reunirá especialistas, prefeitos e secretários da região metropolitana, técnicos governamentais e organizações da sociedade civil

21/03/2014

Florianópolis vai sediar, no dia 25 de março, o lançamento oficial do PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis, no auditório Milton Fett, na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). O evento será o primeiro encontro oficial entre a equipe de desenvolvimento do projeto, membros do Governo do Estado, prefeitos, secretários municipais das 13 cidades da região metropolitana, além de representantes de organizações da sociedade civil. Na programação estão previstas palestras de especialistas sobre modelos de desenvolvimento e sustentabilidade e a apresentação do PLAMUS pelos especialistas do consórcio responsável pelo projeto.

Com um cronograma de atividades rico em informações para apoiar a concepção e execução dos planos de mobilidade urbana municipais, o seminário dará ênfase às iniciativas e boas práticas em mobilidade desenvolvidas no Brasil e no mundo, com palestras de especialistas, técnicos e engenheiros membros das organizações que estão à frente do PLAMUS. Henrique Amarante Pinto, Superintendente da Área de Estruturação de Projetos do BNDES, instituição responsável pelo apoio técnico financeiro ao Plano, abrirá o seminário com uma palestra sobre o papel do Banco no desenvolvimento da infraestrutura.

A segunda palestra será ministrada pelo Diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, apresentando “O DNA da Sustentabilidade”. Lindau, que é PhD em transportes, aponta que “é necessário um debate sobre como queremos construir nossa cidade, com foco nas pessoas”. Para o especialista, a chave está, antes de tudo, em pensar as cidades de forma mais humana.

Reforçando a importância do planejamento urbano no cenário da sustentabilidade, Alain Grimard, Oficial Sênior Internacional para Projetos no Brasil do UN Habitat, mostrará um novo modelo de desenvolvimento sustentável para solucionar problemas de mobilidade. Grimard defendeu durante a Rio+20, em 2012, a visão de que as cidades têm sido o berço da inovação, produzindo mais de 75% do PIB mundial. “Precisamos buscar promover cidades que sejam ambientalmente sustentáveis, socialmente responsáveis e economicamente produtivas.”

Na sequência das apresentações, os diretores do consórcio à frente do projeto – formado pelas empresas LOGIT, Booz&Co e Machado Meyer – farão a apresentação oficial do PLAMUS, encerrando o bloco de atividades aberto ao público. À tarde os técnicos e representantes municipais conhecerão os aspectos técnicos do projeto e discutirão os desafios de mobilidade na região.

Este será o primeiro de uma série de eventos promovidos pelo PLAMUS, com objetivo de sensibilizar, capacitar e prover assistência técnica às cidades e às organizações da sociedade civil.


SOBRE O PLAMUS

O PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis foi contratado diretamente pelo BNDES, com recursos provenientes do Fundo de Estruturação de Projetos – FEP, com acompanhamento direto do Governo do Estado de Santa Catarina e dos municípios da Grande Florianópolis. Este estudo técnico apresentará soluções para os problemas de mobilidade urbana dos 13 municípios da Grande Florianópolis: Anitápolis, Rancho Queimado, São Bonifácio, Angelina, Antônio Carlos, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu, Governador Celso Ramos, São José, Palhoça e Florianópolis.

Estão sendo realizadas diversas pesquisas na região, como contagens de tráfego, trânsito de cargas e de transporte coletivo. Haverá também pesquisas de Origem/Destino, divididas em duas fases. A primeira, já realizada durante o período de veraneio, mapeou os deslocamentos dos frequentadores das praias da Grande Florianópolis.

A segunda etapa, prevista para iniciar nas próximas semanas, envolve pesquisa com os moradores da região, que serão entrevistados em suas residências por pesquisadores uniformizados e identificados. O questionário também pode ser respondido através do telefone 0800 718 8801 (ligação gratuita) ou pelo site www.plamus.com.br/podd.


ANOTE

Para participar do Seminário Mobilidade Urbana em Cidades Brasileiras, deve-se realizar a inscrição pelo link: http://goo.gl/nAtbH2. Confirmações de presença ou solicitações de informação podem ser também encaminhadas para o e-mail plamus@scpar.sc.gov.br, ou o telefone (48) 3665-3255, das 13 às 19 horas.


SERVIÇO

Seminário Mobilidade Urbana em Cidades Brasileiras
Data: 25 de março de 2014
Horário: 10h00
Local: Auditório Milton Fett - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
Rodovia Ademar Gonzaga, 2765 – Itacorubi – Florianópolis – SC


PROGRAMAÇÃO

10h00: Abertura Oficial – João Amin, Prefeito em exercício de Florianópolis
10h15 – 10h30: O papel do BNDES no desenvolvimento da infraestrutura – Henrique Amarante Pinto, Superintendente da Área de Estruturação de Projetos, BNDES.
10h30 – 10h45: O DNA da sustentabilidade – Luis Antonio Lindau, Diretor Presidente da EMBARQ Brasil
10h45 – 11:15: Novo modelo de desenvolvimento sustentável para solucionar problemas de mobilidade - Alain Grimard, Diretor da UN Habitat na América Latina
11h15 – 12h00: Apresentação do PLAMUS – Consórcio Logit, Booz, MMSO
   – Wagner Colombini, Logit
   – Carlos Gondim, Booz & Company
   – Rafael Vanzella, MMSO Advogados
12h00 – 12h30: Espaço para atendimento à imprensa
13h30 – 17h00: Atividades exclusivas para técnicos e representantes municipais com apresentação dos aspectos técnicos do PLAMUS, oficina ”Desafios de mobilidade da região metropolitana de Florianópolis” e reunião do Comitê Técnico de Acompanhamento.

Site: www.plamus.com.br
Facebook: www.facebook.com/plamus
Twitter: @PLAMUS_SC
Flickr: www.flickr.com/plamus
Hashtag oficial: #PLAMUS

* FOTO: Zé Paiva [www.vistaimagens.com.br]

COMPARTILHE

Consórcio

Comunicação e Participação Social

Pesquisas

Cooperação Técnica

Estudo de Mercado

Transporte não-motorizado

© PLAMUS 2013 - Comtacti