NOTÍCIAS

População de Florianópolis é convidada a participar de oficina do PLAMUS


05/05/2014

A oficina do PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis, que acontece na próxima sexta-feira (9/5), na sede da OAB/SC, será voltada aos técnicos e funcionários da prefeitura de Florianópolis, seguindo a mesma dinâmica realizada com a sociedade civil. Durante o encontro, serão identificando os principais problemas e discutidas as possíveis soluções para as questões de mobilidade da capital catarinense. No sábado (10/5), também às 9h, o desafio continua, desta vez reunindo sugestões da sociedade civil para a resolução desses problemas.

false

Durante a oficina, haverá a exposição dos objetivos e conceitos de Mobilidade Urbana e a formação dos chamados stakeholders, pessoas e grupos interessados no planejamento e nos estudos realizados pelo PLAMUS. Através da metodologia aplicada na oficina, estuda-se a causa e procura-se construir as soluções de forma participativa. A programação é iniciada com a formação de grupos, seguida por um debate para identificar os problemas detectados no município. No período da tarde, as atenções estarão voltadas para a construção das “árvores” de problemas e de objetivos, além do plano de ação. A programação encerra às 16 horas, com a apresentação dos resultados, leitura das perspectivas e uma avaliação geral do evento.

Florianópolis, como capital e sede administrativa do Estado, recebe um número muito expressivo de pessoas, diariamente para trabalhar, mas também para acessar comércio, serviços, instituições de ensino, saúde e lazer. A característica geográfica de Florianópolis, que possui a maior parte de seu território na Ilha de Santa Catarina, é um de seus maiores atrativos, proporcionando uma beleza natural ímpar. Ao mesmo tempo, essa condição natural que a faz bela – e que deve ser preservada – multiplica o desafio de encontrar soluções adequadas para a melhoria da sua mobilidade urbana. O PLAMUS reconhece este desafio, considerando os aspectos de sustentabilidade na aplicação de soluções que respeitem as características únicas da capital do Estado e das cidades de seu entorno.

“Nada melhor do que ouvir da sociedade quais são os gargalos principais enfrentados e quais as soluções que entendem como mais adequadas”, ressalta Daniely Votto, uma das mediadoras das oficinas, gerente de Relações Estratégicas da EMBARQ Brasil. “Participando do processo de construção do PLAMUS, a sociedade terá acesso direto à tomada de decisão, conhecendo desde logo o projeto e se apropriando dele, podendo, futuramente, cobrar com maior intensidade as soluções.", reforça Daniely.

Para coordenador do PLAMUS (SCParcerias), Guilherme Medeiros: “É importante que as lideranças comunitárias participem e acompanhem ativamente esse processo de discussão”.

Faça já sua inscrição enviando um email para com as seguintes informações: nome completo, oficina de interesse, e-mail, telefone.


SERVIÇO

Data: 9 de maio de 2014 (sexta-feira)
Horário: das 9h às 16h
Público alvo: Técnicos e funcionários da prefeitura de Florianópolis
Local: Plenário da OAB/SC - Rua Rua Paschoal Apóstolo Pítsica, 4860 (Marginal da Av. Beiramar Norte), Agronômica - CEP 88025-255 - Florianópolis (SC)

Data: 10 de maio de 2014 (sábado)
Horário: das 9h às 16h
Público alvo: Sociedade Civil de Florianópolis
Local: Plenário da OAB/SC - Rua Rua Paschoal Apóstolo Pítsica, 4860 (Marginal da Av. Beiramar Norte), Agronômica - CEP 88025-255 - Florianópolis (SC)


COMPARTILHE

Consórcio

Comunicação e Participação Social

Pesquisas

Cooperação Técnica

Estudo de Mercado

Transporte não-motorizado

© PLAMUS 2013 - Comtacti