NOTÍCIAS

PLAMUS é debatido com alunos de Arquitetura e Urbanismo da Unisul


10/05/2014

Guilherme Medeiros, coordenador do PLAMUS, em debate na 1ª Semana de Arquitetura e Urbanismo da UNISUL. Foto: Flora Neves
Guilherme Medeiros, coordenador do PLAMUS (SCParcerias), em debate na 1ª Semana de Arquitetura e Urbanismo da UNISUL. Foto: Flora Neves

“Transporte público: um direito social” foi o tema do debate realizado na 1ª Semana de Arquitetura e Urbanismo da UNISUL, no dia 6 de maio, onde o PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis, foi apresentado por Guilherme Medeiros, coordenador do projeto pela SCParcerias.

Além de Medeiros, fizeram parte da mesa Aroldo Debatin Neto, professor da pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC, Cristiano Fontes de Oliveira, professor da Arquitetura e Urbanismo da UNISUL e Maíra Abreu Guimarães, estudante de geografia da UFSC e membro do Movimento Passe Livre. 

Em sua palestra, Medeiros reforçou a ideia de que toda a base de dados que está sendo desenvolvida com o PLAMUS poderá servir a diferentes projetos de mobilidade. “Ao final do estudo, todo o resultado será de domínio público e estará disponível na Universidade Federal de Santa Catarina”. 

Da esq. Para a dir.: Fernando Sonaglio e Cristiano Fontes de Oliveira, da Unisul, Maíra Guimarães, Arnoldo Debatin Neto, da UFSC, Guilherme Medeiros, da SCPar/ – PLAMUS e William Vefago, estudante.
Da esq. Para a dir.: Fernando Sonaglio e Cristiano Fontes de Oliveira, da Unisul, Maíra Guimarães, Arnoldo Debatin Neto, da UFSC, Guilherme Medeiros, da SCPar/ – PLAMUS e William Vefago, estudante.

Nos estudos serão analisados diversos sistemas de transporte para a Grande Florianópolis, como o BRT (Bus Rapid Transit), sistemas aquaviários, cicloviários, entre outros, na busca por um sistema que melhor se ajuste às necessidades das cidades, explicou. Medeiros defendeu também um planejamento que leve em consideração o conjunto de municípios implicados no problema de mobilidade. “Existe uma grande quantidade de informação circulando sobre Florianópolis, estamos nos esforçando para processar tudo o que está disponível a este respeito. Mas também é importante um olhar amplo sobre toda a região metropolitana”.

Afrânio Boppré, vereador de Florianópolis pelo PSOL, assistiu ao debate da plateia. Ele salientou que é urgente enfrentar a cultura do automóvel, e que, enquanto não valorizarmos outros modais e o automóvel tiver preferência no trânsito, será difícil encontrar a solução para a mobilidade urbana na região.


COMPARTILHE

Consórcio

Comunicação e Participação Social

Pesquisas

Cooperação Técnica

Estudo de Mercado

Transporte não-motorizado

© PLAMUS 2013 - Comtacti