NOTÍCIAS

CANAL PARTICIPATIVO: um direito social


27/05/2014

Para aproximar o morador da região metropolitana de Florianópolis do processo de planejamento urbano, o PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável a Grande Florianópolis dispõe de uma ferramenta importante: o CANAL PARTICIPATIVO. O objetivo é servir como via de comunicação entre a sociedade civil e a equipe técnica do PLAMUS, oferecendo um espaço para a população interagir dando informações, sugestões e ideias para qualificar a mobilidade urbana de sua região.

Clique aqui para explorar o Canal Participativo e deixar suas sugestões!

A interação através do Canal Participativo inicia-se com questões sobre os hábitos de locomoção do usuário. O objetivo é coletar dados sobre os principais deslocamentos realizados em um dia, como ir ao trabalho ou à escola. Para tanto, registra-se as distâncias percorridas, os modos de transporte e os tempos empregados nestes deslocamentos. Em seguida, o usuário é convidado a colaborar oferecendo seus comentários pessoais sobre os principais modais, como transporte coletivo, automóveis, bicicletas e calçadas. A ferramenta registra também comentários sobre diferentes temas ligados à mobilidade.

As informações vão para o banco de dados do projeto e são sistematizadas para servirem de matéria-prima ao planejamento de mobilidade para a região metropolitana da capital. 

false


Muitas vozes

“A pluralidade de ferramentas de participação utilizadas para coleta de informações só vem a agregar ao estudo, uma vez que a maioria da população utiliza a internet diariamente”, avalia Antônio Arruda Lima, presidente da Comissão de Transportes e Mobilidade Urbana da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB/SC, que já enviou suas opiniões através do Canal.

Para a representante do Fórum da Bacia do Itacorubi, Rosangela Mirela Campos, o Canal Participativo é um importante espaço, pois oferece a oportunidade para as pessoas se manifestarem sobre variados temas de forma fácil e prática. “Estamos vivendo um momento histórico. É nosso papel contribuir e participar de todo esse estudo que deverá ser utilizado por mais de vinte anos. Não sabemos quando teremos outra oportunidade de participar de um estudo como esse”, opina.

O presidente da ViaCiclo - Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis, Luis Antônio Peters, também testou o Canal Participativo: “achei muito interessante, justamente porque permite às pessoas fazerem contribuições livremente sobre diversos aspectos da mobilidade”.

A questão da mobilidade é essencial para a construção de cidades mais sustentáveis, acessíveis e democráticas. Nesse sentido, a participação social, envolvendo as pessoas no estudo e no planejamento dos espaços públicos da cidade, é uma garantia de sucesso nessa construção.

Participe! 


COMPARTILHE

Consórcio

Comunicação e Participação Social

Pesquisas

Cooperação Técnica

Estudo de Mercado

Transporte não-motorizado

© PLAMUS 2013 - Comtacti