NOTÍCIAS

PLAMUS é apresentado em reunião do Ministério das Cidades


Processo de Participação Social foi elogiado durante o encontro, que contou com representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana, do Governo de Santa Catarina e do BNDES

12/06/2014

Foto: Zé Paiva
Foto: Zé Paiva

Os detalhes do PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis foram apresentados durante uma reunião na Secretaria de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, realizada na última terça-feira (10), em Brasília. Durante o encontro, foi apresentado o levantamento que está sendo feito, incluindo a pesquisa de Origem/Destino, que conta com os moradores de 13 cidades para formar o plano de mobilidade da região metropolitana de Florianópolis. A conclusão das pesquisas de campo está prevista para o dia 14 de julho deste ano.

Estiveram presentes na reunião o diretor de Cidadania e Inclusão Social da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SeMob), Marco Antonio Vivas Motta, a analista de infraestrutura Martha Martorelli, a Gerente de Projetos, Lúcia Mendonça, e o gerente de estruturação de projetos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Bruno Reis Malburg. O grupo pode acompanhar, ao lado de Vanessa Pereira, superintendente do IPUF - Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, boa parte do que vem sendo discutido durante as oficinas técnicas e de participação social, além do que está sendo coletado nas pesquisas e no Canal Participativo.

O coordenador do PLAMUS, Guilherme Medeiros (SC Parcerias), e Daniely Votto (EMBARQ Brasil), coordenadora de participação social do projeto, participaram da reunião e aproveitaram a oportunidade para mostrar os diferenciais do projeto; desde a sua metodologia aplicada até os levantamentos realizados nos horários de pico. “As Pesquisas Domiciliares de Origem/Destino foram muito elogiadas durante a reunião, pois revelam o envolvimento da população em cada fase do estudo. O Ministério das Cidades se colocou à disposição para os investimentos em mobilidade urbana e demais projetos que se mostrarem necessários após a conclusão do plano”, destacou Daniely.

Além das pesquisas domiciliares, foram apresentadas também as pesquisas de tráfego e transporte coletivo. Medeiros falou da coleta de dados sobre transportes, que inclui a contagem de fluxos de veículos, verificação de frequência e ocupação nas linhas do transporte coletivo, dentre outros levantamentos que estão permitindo identificar com precisão os motivos, horários e itinerários das viagens diariamente realizadas pela população utilizando os diversos meios de transporte. Também foi apresentada e discutida a metodologia adotada no PLAMUS para o planejamento integrado entre a mobilidade urbana e o uso do solo.

"O PLAMUS já esta sendo referência para os nossos projetos de mobilidade em Florianópolis. Grande parte do que estamos trabalhando já está alinhado com os conceitos desenvolvidos no projeto. Os trabalhos de levantamentos e pesquisas, por exemplo, vão nos poupar muito tempo, e vão nos ajudar a compreender melhor a nossa realidade, como consequência teremos um Plano de Mobilidade Municipal alinhado com nossos vizinhos e com o nosso tempo", afirmou Vanessa Pereira, do IPUF.

O PLAMUS foi contratado diretamente pelo BNDES, com recursos provenientes do Fundo de Estruturação de Projetos – FEP, com acompanhamento direto do Governo do Estado de Santa Catarina e dos municípios da Grande Florianópolis.

A equipe do Ministério das Cidades cumprimentou ao Estado de Santa Catarina e ao BNDES, pelo desenvolvimento da iniciativa, com abrangência metropolitana e que está totalmente alinhada à nova Política Nacional de Mobilidade Urbana. O diretor Marco Antônio Vivas Motta declarou que tem todo o interesse em acompanhar o andamento do projeto, contribuindo de forma positiva para que o PLAMUS se torne um caso de sucesso nacional, que possa ser replicado em outras regiões do país.


COMPARTILHE

Consórcio

Comunicação e Participação Social

Pesquisas

Cooperação Técnica

Estudo de Mercado

Transporte não-motorizado

© PLAMUS 2013 - Comtacti