NOTÍCIAS

Técnicos do PLAMUS discutem projetos cicloviários com IPUF


03/07/2014

Equipe técnica do PLAMUS e do IPUF trocaram informações sobre projetos cicloviários para Florianópolis. Foto: Flora Neves
Equipe técnica do PLAMUS e do IPUF trocaram informações sobre projetos cicloviários para Florianópolis. Foto: Flora Neves

Na tarde desta terça-feira (01/07), a equipe técnica do PLAMUS se reuniu com a arquiteta Vera Lucia Silva, ex-diretora de Planejamento do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis – IPUF, para conhecer alguns dos principais projetos cicloviários desenvolvidos pelo instituto. Participaram do encontro o engenheiro e coordenador técnico do PLAMUS, Paulo Sérgio Custódio, e sua equipe; a arquiteta e assessora técnica do IPUF, Andréa Andreazza, e Fabiano Faga Pacheco, membro da UCB, União de Ciclistas do Brasil, que participou via conferência online.

Vera Lúcia realizou uma retrospectiva de todos os estudos sobre sistemas cicloviários desenhados pela equipe do IPUF na última década. Também foram apresentados os desenhos cicloviários projetados para execução nas ruas Deputado Antônio Edu Vieira, no Pantanal, Madre Benvenuta e Admar Gonzaga, no Itacorubi e João Pio Duarte Silva, no Córrego Grande.

“Nos últimos dez anos, nossa equipe investigou exemplos de outras cidades, realizou oficinas de capacitação, desenvolveu uma série de projetos cicloviários. Sempre tivemos em mente que oferecer para as pessoas a opção de utilizar a bicicleta como meio de transporte é uma questão democrática”, destacou Vera Lúcia.

Segundo o engenheiro Paulo Sérgio Custódio, os estudos e o planejamento que estão sendo desenvolvidos pela equipe técnica do PLAMUS têm diretrizes que vão muito além da discussão sobre modelos de transporte: “Nossa proposta é apresentar um plano que contemple uma ampla melhoria na vida das pessoas. Estamos pensando em uma cidade mais agradável, com calçadas, áreas verdes, ciclovias e que ofereça um transporte público de qualidade. As informações que a Vera nos trouxe hoje apontam nesta mesma direção”, afirmou.

Os encontros entre a equipe de engenheiros, arquitetos e técnicos do PLAMUS com profissionais e especialistas das prefeituras, das universidades e de organizações não governamentais da Grande Florianópolis ocorrem periodicamente. As reuniões são oportunidades para coletar informações e ampliar o debate sobre questões de mobilidade urbana e acessibilidade na região com o intuito de enriquecer o processo de planejamento em curso.

 


COMPARTILHE

Consórcio

Comunicação e Participação Social

Pesquisas

Cooperação Técnica

Estudo de Mercado

Transporte não-motorizado

© PLAMUS 2013 - Comtacti