NOTÍCIAS

Técnicos do PLAMUS participam de oficina sobre desenvolvimento urbano de Florianópolis


Oficina é parte de projeto financiado pelo BID

19/08/2014

Eder Zanetti, consultor do instituto Ação Verde e pesquisador da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou apresentação com resultados preliminares do estudo que vem sendo realizado em Florianópo
Eder Zanetti, consultor do instituto Ação Verde e pesquisador da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou apresentação com resultados preliminares do estudo que vem sendo realizado em Florianópolis

Integrar sustentabilidade, desenvolvimento urbano e governança responsável em municípios da América Latina com bom potencial de desenvolvimento econômico é o objetivo da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES), um programa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com a Caixa Econômica Federal. Através de uma abordagem multidisciplinar, a ICES estuda cenários, traça diagnósticos e propõe um plano de ação para atender aos principais desafios de uma cidade em suas três principais dimensões: ambiental, urbana e fiscal. Florianopolis integra a iniciativa desde setembro de 2013.

Nesta segunda-feira, dia 18, foi realizada no Centro de Educação Continuada a primeira Oficina de Diagnóstico do ICES, onde foram apresentados os resultados preliminares do estudo que vem sendo realizado em Florianópolis. Estiveram presentes representantes da Prefeitura Municipal e organizações ativas nas discussões sobre desenvolvimento urbano na capital catarinense.

Consultor da empresa LOGIT e coordenador de estudos de desenvolvimento urbano do PLAMUS, o arquiteto Maurício Feijó acompanhou a oficina e ressaltou a importância que os dois levantamentos, complementares um ao outro, terão para a cidade.

- A análise do transporte e do deslocamento das pessoas é indissociável do modo como a cidade se desenvolve. Os padrões de urbanização e adensamento têm estreita relação com o modo como as pessoas se deslocam naquele território. Esse estudo é fundamental. Fomos convidados a participar porque nossos estudos são paralelos, mas também são convergentes. O levantamento de dados subsidia e pode encaminhar novas políticas públicas, explica Feijó, e completa:

 - A ICES está fazendo um diagnóstico do desenvolvimento territorial de Florianópolis que nos ajudará a compreender informações que virão da própria pesquisa do PLAMUS, pois acreditamos que a melhoria da mobilidade na região não depende somente de grandes obras, mas também de reflexões acerca do padrão de ocupação urbana existente.

A metodologia da iniciativa consiste em dividir o estudo do desenvolvimento de uma cidade em três planos: Mitigação e Mudanças Climáticas, Crescimento Urbano e Vulnerabilidade e Riscos Naturais, para fazer uma projeção precisa de como o município será em alguns anos. Nesta segunda, os responsáveis pelo estudo mostraram, por exemplo, que Florianópolis apresenta tendência a ter cada vez mais tempestades, erosões nas encostas e risco de inundações em áreas urbanas, além de um aumento considerável na emissão de gases que causam o efeito estufa (cujos maiores "vilões", hoje, segundo o diagnóstico inicial, são os meios de transporte).

Um novo encontro está marcado para acontecer no dia 21 deste mês, uma vez mais no Centro de Educação Continuada, quando os representantes da ICES darão seguimento às apresentações do trabalho.


COMPARTILHE

Consórcio

Comunicação e Participação Social

Pesquisas

Cooperação Técnica

Estudo de Mercado

Transporte não-motorizado

© PLAMUS 2013 - Comtacti