NOTÍCIAS

EMBARQ Brasil organiza seminário sobre modelos de concessão para empresas de ônibus


15/08/2014

Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil
Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil

O corpo técnico do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis - PLAMUS participa dos principais debates sobre mobilidade no País, buscando aprimorar conhecimento e trocar experiências com os maiores especialistas do Brasil e do mundo. O Coordenador técnico do PLAMUS pela SC Parcerias, Guilherme Medeiros, esteve em São Paulo e participou nesta sexta-feira, dia 15, do seminário Modelos de Concessão de Transporte Urbano por Ônibus: Práticas e Tendências. O seminário teve como mediador o diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau e contou ainda com a presença do Secretário Municipal de Mobilidade Urbana de Florianópolis, Valmir Piacentini.

Trata-se de uma excelente oportunidade para conhecer os melhores exemplos práticos de concessões de serviços de transporte coletivo por ônibus firmados ao redor do mundo. Casos como o de Bogotá, na Colômbia, e de Londres, na Inglaterra, dois exemplos de cidades com sistema de transporte coletivo eficiente, estão sendo expostos no seminário por Camila Rodriguez (especialista em infraestrutura do Banco Mundial e responsável por projetos de transporte na América Latina) e Alex Moffat (gerente de performance do transporte de Londres), respectivamente. A lista de palestrantes incluiu ainda Carlos Henrique de Carvalho, técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, Ciro Biderman, diretor da SPTRANS e José Walter Vasquez, Secretário de Transportes do Distrito Federal, entre outros.

Para Medeiros, "foi uma excelente iniciativa da EMBARQ Brasil e do Banco Mundial, reunindo especialistas com diferentes visões e conhecimentos, que podem agregar qualidade aos futuros contratos de concessões de transporte urbano que virão posteriormente ao PLAMUS. Pelas discussões, pode-se perceber que o desafio de renovar os modelos de concessão é uma necessidade de todo o país. Mas já temos referências bastante modernas como, por exemplo, o modelo de regulação adotado em Belo Horizonte - MG, que foi apresentado e discutido no Seminário."

A expectativa dos organizadores é de que, ao final do encontro, tenham sido  alinhadas as melhores formas de se firmar contratos que priorizem a qualidade e a eficiência do serviço de transporte coletivo com preços adequados. O seminário Modelos de Concessão de Transporte Urbano por Ônibus: Práticas e Tendências foi organizado pela EMBARQ Brasil e pelo Banco Mundial, com apoio da SPTrans e do IPEA.


COMPARTILHE

Consórcio

Comunicação e Participação Social

Pesquisas

Cooperação Técnica

Estudo de Mercado

Transporte não-motorizado

© PLAMUS 2013 - Comtacti