NOTÍCIAS

PLAMUS e prefeituras fazem projeções de crescimento da Grande Florianópolis na busca por soluções para a mobilidade urbana


Corpo técnico do estudo reuniu-se com servidores, arquitetos e urbanistas para discutir as tendências de crescimento em termos de população, emprego e renda

04/11/2014

Superintendente Dácio Medeiros (no centro, de camisa branca) e funcionários do IPUF reuniram-se com equipe do PLAMUS para projetar o crescimento de Florianópolis
Superintendente Dácio Medeiros (no centro, de camisa branca) e funcionários do IPUF reuniram-se com equipe do PLAMUS para projetar o crescimento de Florianópolis

Os diferentes levantamentos sobre características urbanas dos municípios da Grande Florianópolis permitem ao corpo técnico do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis – PLAMUS elaborar projeções de crescimento para os diferentes bairros das cidades estudadas. Para tornar as projeções mais exatas, a equipe técnica do PLAMUS tem se reunido com as prefeituras dos quatro maiores municípios da Região Metropolitana, Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça, com o objetivo de analisar as tendências de distribuição de população e de empregos nas cidades, de modo a prever as necessidades de locomoção futuras. Segundo os responsáveis pelo Plano, a parceria com as prefeituras e com suas respectivas instâncias de planejamento tem sido fundamental para a formulação de soluções em mobilidade urbana a curto, médio e longo prazo.

O especialista em sistematização de Informações Socioeconômicas e consultor Fuad Jorge Alves José, da LOGIT Engenharia, uma das empresas que integram o consórcio a cargo do PLAMUS, conduziu os trabalhos técnicos nos encontros realizados até o momento, e explica: “O que determina a mobilidade são as atividades humanas, como ir ao trabalho, à escola ou para as atividades de lazer. O crescimento da população, as concentrações de empregos e de renda são variáveis determinantes e fundamentais para explicar e conduzir políticas de mobilidade urbana”. As discussões conduzidas durante os encontros foram orientadas com base na leitura de mapas geopolíticos dos municípios envolvidos, contrapondo-os com dados como população, emprego e renda para cada bairro com as probabilidades de expansão imobiliária e econômica, permitindo desta forma elaborar projeções de crescimento.

 A reunião em Biguaçu contou com a participação do diretor de Trânsito, Carlos Henrique Rech, a superintendente de engenharia Ronivalda Ronconi e a técnica Luana Montero, além da equipe do PLAMUS
A reunião em Biguaçu contou com a participação do diretor de Trânsito, Carlos Henrique Rech, a superintendente de engenharia Ronivalda Ronconi e a técnica Luana Montero, além da equipe do PLAMUS

“Em 20 anos trabalhando no serviço público eu nunca havia visto um projeto ser tratado com tamanha seriedade”, declarou Ronivalda Ronconi, superintendente de engenharia e secretária adjunta da secretaria de Planejamento de Biguaçu. O município foi visitado pela equipe técnica do PLAMUS, formada por Fuad e pelo arquiteto Maurício Feijó, ambos consultores da LOGIT, e pelo coordenador do projeto pela SCParcerias, Guilherme Medeiros, na terça-feira (28).  O encontro com os técnicos municipais gerou debate sobre as projeções de expansão do perímetro urbano, com o crescimento da área industrial e a chegada de empreendimentos imobiliários, e da própria população, que deve passar de 60 mil para 87 mil até 2030.

O empenho da cidade na busca por soluções foi elogiado por Feijó: “Biguaçu tem uma prefeitura que esteve presente desde o começo do projeto, inclusive nas oficinas e nas reuniões de acompanhamento do comitê técnico. É um município participativo e interessado em melhorar a vida dos moradores. Essa troca de informações com a equipe técnica do PLAMUS irá resultar em um planejamento bem acabado, desenhado em conjunto e com foco no crescimento ordenado da cidade”.

O encontro em São José, realizado na quarta-feira (29), na sede da prefeitura, contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento da cidade, Bernardo Meyer: “São José tem uma localização estratégica do ponto de vista logístico, entre Florianópolis, Biguaçu e Palhoça, e isso precisa ser usado como uma vantagem. Não podemos ser o centro do congestionamento e sim o centro que permite a mobilidade de toda a região, e o PLAMUS irá ajudar São José a alcançar esta meta”, afirmou.

O encontro em São José contou com a participação do Secretário de Planejamento, Bernardo Meyer (no alto à esquerda), e com servidores e técnicos da Prefeitura Municipal.
O encontro em São José contou com a participação do Secretário de Planejamento, Bernardo Meyer (no alto à esquerda), e com servidores e técnicos da Prefeitura Municipal.

Os servidores da prefeitura de São José forneceram ao PLAMUS dados sobre o crescimento populacional dos bairros do município e projeções de concentração de emprego nas mesmas localidades. Um ponto de atenção para o corpo técnico durante as discussões foi a importante parceria que se estabeleceu entre a prefeitura e a equipe do PLAMUS, na busca por soluções que aprimorem o transporte coletivo no município, considerado para a demanda atual.

Na quinta-feira (30) os representantes do PLAMUS reuniram-se com técnicos do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), na sede da instituição. A expectativa de crescimento populacional e de concentração de empregos no Norte da Ilha, especialmente no entorno do Sapiens Parque, foi um dos muitos temas debatidos no encontro, que deve ter uma segunda rodada ao longo desta semana.

Superintendente do IPUF, Dácio Medeiros elogiou a amplitude e a qualidade do estudo realizado pelo PLAMUS.
Superintendente do IPUF, Dácio Medeiros elogiou a amplitude e a qualidade do estudo realizado pelo PLAMUS.

O Superintendente do IPUF, Dácio Medeiros, elogiou a iniciativa: “A pesquisa feita pelo PLAMUS tem uma abrangência muito ampla e é mais recente do que os dados que temos, de cerca de sete anos. O cruzamento destes dados nos permite ver a diferença de crescimento e quais setores da cidade estão se desenvolvendo mais, ou menos. Podemos comparar com a proposta de zoneamento que temos e refinar a revisão do Plano Diretor com base nas informações do PLAMUS. O trabalho que o PLAMUS está realizando considera toda a Região Metropolitana e é maravilhoso por trazer uma amplitude de abordagens para Florianópolis”.

As reuniões foram fundamentais para a estruturação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, avalia também o especialista Fuad José: “O que estamos fazendo agora é projetar o que acontecerá no futuro com as zonas de tráfego da Região Metropolitana, até 2044. Os técnicos que trabalham nas prefeituras conhecem as cidades, sabem onde haverá novos empreendimentos, novos comércios e indústrias e conhecem os planos diretores. O saldo foi extremamente positivo. Esses encontros serão determinantes quando fizermos simulações de tráfego e de mobilidade para determinar onde é preciso colocar mais linhas de ônibus ou fazer intervenções com obras”.

Acompanhe também:
Equipe do PLAMUS discute tendências de crescimento urbano em São José 


COMPARTILHE

Consórcio

Comunicação e Participação Social

Pesquisas

Cooperação Técnica

Estudo de Mercado

Transporte não-motorizado

© PLAMUS 2013 - Comtacti