NOTÍCIAS

Paulo Sérgio Custódio, especialista do PLAMUS, e o colombiano Enrique Peñalosa são palestrantes de destaque em seminários sobre Mobilidade


Encontros serão realizados no fim deste mês nas maiores cidades do Estado

11/11/2014

Paulo César Custódio ajudou a planejar e implantar sistemas de transporte sustentáveis em diversos países
Paulo Sérgio Custódio ajudou a planejar e implantar sistemas de transporte sustentáveis em diversos países

A equipe de especialistas do PLAMUS – Plano de Mobilidade Sustentável da Grande Florianópolis, foi convidada a participar dos Seminários Mobilidade Urbana – Mover com Dignidade, que estão sendo promovidos em Blumenau, Joinville e Florianópolis nos dias 25, 26 e 27 deste mês, respectivamente. Nos encontros, participantes de grande destaque internacional debaterão propostas para aprimorar a mobilidade nas três maiores cidades catarinenses. O engenheiro Paulo Sérgio Custódio, especialista em sistemas de transporte público e consultor da Logit, uma das empresas que integram o consórcio responsável pelo PLAMUS, será um dos convidados que irão palestrar nos três seminários. Ele irá falar sobre a experiência adquirida no planejamento de sistemas BRT e de transporte sustentável em diversos países, como México, África do Sul e China. Outro representante do PLAMUS que estará presente será o coordenador técnico do estudo, Guilherme Medeiros, que integrará a mesa de debates que ocorrerão ao final de cada uma das três edições do evento.

Enrique Peñasola é ex-prefeito de Bogotá e é considerado um dos mais respeitados especialistas em mobilidade do mundo.
Enrique Peñalosa é ex-prefeito de Bogotá e é considerado um dos mais respeitados especialistas em mobilidade do mundo.

As participações de Custódio e Medeiros serão acompanhadas pelas presenças de dois palestrantes de fama nacional e internacional. O economista e historiador colombiano Enrique Peñalosa, especialista em administração, foi prefeito de Bogotá, na Colômbia, entre 1998 e 2001. Sua gestão foi marcada por avanços em infraestrutura e transporte público, como a implantação do sistema Transmilênio de transporte coletivo, e virou um exemplo para cidades de todo o mundo. Atualmente Peñalosa é presidente do ITDP – Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, que atua em inúmeros países e integra também a consultiva de planejamento do PLAMUS. Já o arquiteto e urbanista Ricardo Corrêa é consultor da Clinton Foundation e sócio-fundador da TC Urbes, empresa que desenvolve projetos para humanizar as cidades e é considerada uma das maiores promotoras da sustentabilidade no Brasil. Ele ainda escreve livros sobre bicicletas e trabalha em projetos para ciclistas.

A entrada é franca e será preciso inscrever-se previamente.Os Seminários são uma iniciativa do GRUPO RIC, com apoio da TC URBS, das prefeituras municipais de Florianópolis, Joinville e Blumenau, da ALESC - Assembleia Legislativa de Santa Catarina e das Associações Comerciais e Industriais de Florianópolis, Joinville e Blumenau.


Saiba mais: Seminários Mobilidade Urbana

SERVIÇO:
Seminários Mobilidade Urbana – Mover com Dignidade
Das 18h00 às 22h30

Blumenau
25/11 – terça-feira
Local: Auditório Campus 1 – Bloco J – FURB

Joinville
26/11 – quarta feira
Local: Auditório da ACIJ

Florianópolis
27/11 – quinta feira
Local: Auditório da ALESC


COMPARTILHE

Consórcio

Comunicação e Participação Social

Pesquisas

Cooperação Técnica

Estudo de Mercado

Transporte não-motorizado

© PLAMUS 2013 - Comtacti