NOTÍCIAS

PLAMUS promove curso com representantes da UFSC e das prefeituras da Grande Florianópolis para garantir futuro do planejamento urbano na região


26/02/2015

O programa de capacitação do PLAMUS conta com 17 participantes, dentre professores e estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina e técnicos das prefeituras envolvidas no projeto.
O programa de capacitação do PLAMUS conta com 17 participantes, dentre professores e estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina e técnicos das prefeituras envolvidas no projeto.

Professores e estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina e técnicos das prefeituras dos envolvidos pelo PLAMUS - Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis reuniram-se nesta quarta-feira (25), para participar do primeiro dia de um programa de capacitação que terá duração de seis dias. O curso, realizado na sede da LOGIT em Florianópolis, uma das empresas que formam o consórcio responsável pelo PLAMUS, irá capacitar os técnicos locais para a utilização das ferramentas criadas para a gestão das informações e das análises obtidas pelas pesquisas, incluindo os conhecimentos necessários para se testar as alternativas de transporte propostos pelo estudo.

David Escalante, especialista em modelagem de transportes, é o responsável por ministrar o curso.
David Escalante, especialista em modelagem de transportes, é o responsável por ministrar o curso.

Na programação está também o treinamento no uso de softwares como o TransCAD, que foi utilizado pelo consórcio para a construção do modelo de transportes da Região Metropolitana de Florianópolis, que foi a base para avaliação da eficácia das alternativas propostas. Esta é uma ferramenta amplamente utilizada por especialistas no planejamento de sistemas de transporte em vários países, capaz de simular o funcionamento da rede de transporte atual, e com base nas projeções de desenvolvimento urbano possibilita a avaliação das melhorias proporcionadas pela implantação de novas alternativas, como novos modos de transporte público, ampliação do sistema viário, implantação de novas vias, mudanças na concentração de residentes e empregos etc.

O BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, por meio do consórcio responsável pelo estudo, está disponibilizando cinco licenças permanentes do TransCAD, com validade de 10 anos, sem custo para o Estado e Municípios. Para que essas licenças possibilitem o compartilhamento remoto, está sendo feito um acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal de Santa Catarina, por meio do Departamento de Automação e Sistemas, que receberá as licenças e o modelo de transporte permitindo seu uso compartilhado com Estado e Municípios. Essa ferramenta será também a base para o Observatório da Mobilidade, grupo multidisciplinar que está sendo formado na Universidade para continuar os estudos e discussões sobre o tema.

Com as atividades de treinamento, a equipe técnica do PLAMUS pretende formar técnicos capacitados para utilizar as ferramentas que serão disponibilizadas ao término do estudo. Ao final do projeto, seu vasto conjunto de informações e estudos passará a estar à disposição dos técnicos municipais, de toda a comunidade acadêmica e da sociedade civil da Grande Florianópolis.

O urbanista Maurício Feijó, da LOGIT, defende a importância do treinamento para a continuidade do planejamento no futuro.
O urbanista Maurício Feijó, da LOGIT, defende a importância do treinamento para a continuidade do planejamento no futuro.

O urbanista Maurício Feijó, da LOGIT, explica que as prefeituras dos municípios que participaram do PLAMUS serão beneficiadas e saberão como utilizar os recursos tecnológicos disponibilizados para seguir planejando o futuro da região metropolitana. “O que estamos fazendo é um treinamento técnico direcionado aos servidores das prefeituras e aos alunos da Universidade Federal, que ficará responsável pelo Observatório da Mobilidade quando o estudo for concluído. A principal ferramenta que vamos abordar é o modelo de transporte proposto pelo PLAMUS. Para tanto, temos o TransCAD, um instrumento dentro deste processo de planejamento que o PLAMUS propõe e que será utilizado para testar outras alternativas que podem vir a surgir nas cidades. O treinamento é para garantir a continuidade deste planejamento no futuro”.

Especialista em modelagem de transportes e também consultor do PLAMUS pela LOGIT, David Escalante é o responsável por ministrar o curso: “Na verdade não vamos apenas ensiná-los a usar o TransCAD. O que vamos fazer é utilizar o TransCAD para propor modelos de transporte para a Região Metropolitana de Florianópolis. Muitos deles já são treinados na ferramenta e agora poderão utilizá-la de forma ainda melhor, mas os que ainda não a conhecem poderão usar o software após o treinamento a ajudar no planejamento da cidade”.

O TransCAD é um software de modelagem de transportes que inclui um Sistema de Informações Gráficas (SIG). Ele pode ser utilizado para armazenar, exibir, gerenciar, processar e analisar dados de geográficos e de transporte, desde o registro das informações mais simples até o processamento dos complexos algoritmos matemáticos comumente utilizados na modelagem de transportes.


COMPARTILHE

Consórcio

Comunicação e Participação Social

Pesquisas

Cooperação Técnica

Estudo de Mercado

Transporte não-motorizado

© PLAMUS 2013 - Comtacti