NOTÍCIAS

Biguaçu, Governador Celso Ramos e Antônio Carlos discutem propostas de mobilidade urbana em oficinas do PLAMUS


30/04/2014

No último sábado (26/4) foi oferecida a oficina do PLAMUS para a sociedade civil de Biguaçu, Governador Celso Ramos e Antônio Carlos. O evento ocorreu no Centro Educacional David Crispim Correia e contou com as presenças do vice-prefeito de Biguaçu, Ramon Wollingon, além de Pedro Joaquim Cardoso, da FAMABI - Fundação do Meio Ambiente de Biguaçu, de Rodrigo Herd e Luis Antônio Peters, da Associação de Ciclousuários da Grande Florianópolis. Estiveram presentes também o secretário de Planejamento de Biguaçu, Felipe Asmuz e os vereadores, Douglas Borba, Salete Cardoso e José Braz da Silveira, todos de Biguaçu e Marcos Henrique da Silva, de Governador Celso Ramos.

Guilherme Medeiros, Coordenador do PLAMUS pela SCPar, abriu as atividades para a sociedade civil, apresentando os objetivos do PLAMUS para a Grande Florianópolis.
Guilherme Medeiros, coordenador do PLAMUS pela SCPar, abriu as atividades para a sociedade civil, apresentando os objetivos do PLAMUS para a Grande Florianópolis.

“Com base nesse panorama apresentado, é possível nortear o planejamento da mobilidade urbana de uma cidade. Sem esquecer também da integração entre modais. Por exemplo, se vamos pensar em transporte marítimo, então que se pense em como ele vai integrar com o ônibus, e assim por diante”, disse Pedro Joaquim Cardoso, da FAMABI.

Já o ciclista Rodrigo Herd, ativista da organização ViaCiclo, comentou durante o encontro que é importante haver sempre a presença de representantes do ciclismo nessas oficinas para garantir que o tema seja colocado em pauta dentro dos estudos do PLAMUS. Além disso, para a ViaCiclo o encontro foi uma oportunidade de mapear e conhecer melhor os ciclistas de outros municípios.

Marcos Henrique da Silva, vereador suplente de Governador Celso Ramos, resaltou a importância da participação popular na construção de um Plano de Mobilidade Urbana, “que permite que a população tenha contato com técnicos da área, para que possam sanar suas dúvidas e expor as necessidades do município, em uma interação realmente essencial”.

 Técnicos dos municípios de Biguaçu, Antônio Carlos e Governador Celso Ramos participaram das discussões e dinâmicas propostas durante a oficina do PLAMUS para a região.
Técnicos dos municípios de Biguaçu, Antônio Carlos e Governador Celso Ramos participaram das discussões e dinâmicas propostas durante a oficina do PLAMUS para a região.

Em busca de soluções

Também na sexta-feira (25/4), cerca de 30 pessoas, entre elas secretários municipais e técnicos de Biguaçu, Governador Celso Ramos e Antônio Carlos se reuniram para dar andamento à oficina técnica do PLAMUS, promovida no Sindicato de Trabalhadores Rurais de Biguaçu.

Durante a oficina, os grupos formados participaram de dinâmicas, buscando identificar os principais atores, as questões mais relevantes e as soluções possíveis para a mobilidade da região. Um dos pontos estratégicos apontados durante os trabalhos foi a necessidade de implantação um sistema de transporte coletivo capaz de integrar as comarcas de Biguaçu, Governador Celso Ramos e Antônio Carlos.

Para Carlos Henrique Rech, Diretor de Trânsito de Biguaçu, os estudos desenvolvidos pelo PLAMUS são uma oportunidade importante para os municípios envolvidos. Ele se declarou “muito feliz, porque pela primeira vez vai se abrir a caixa preta da mobilidade urbana da Grande Florianópolis”.

O secretário de Planejamento e Gestão de Biguaçu, Felipe Asmuz, garantiu que a prefeitura não poupará esforços para que Biguaçu tenha participação ativa no PLAMUS. Ele reforçou a importância desse estudo: “Os dados e diretrizes do PLAMUS irão servir para a construção do Plano Municipal de Mobilidade Urbana da nossa cidade”.

A representante do município de Antônio Carlos, engenheira civil da prefeitura, Silvia Tessari, alertou para a importância da participação municipal no planejamento em estudo: “Hoje Antônio Carlos ainda depende muito dos serviços de Florianópolis. Mas temos que pensar no planejamento da cidade para o futuro, para que não passemos pelos mesmos problemas de mobilidade que a capital.”

As oficinas com técnicos e gestores municipais de Biguaçu, Governador Celso Ramos e Antônio Carlos ocorreram durante toda a sexta-feira e foram conduzidas por Hélio Costa, da LOGIT, e Daniely Votto, da EMBARQ Brasil, com o objetivo de diagnosticar e buscar soluções para os problemas de mobilidades nos municípios.


COMPARTILHE

Consórcio

Comunicação e Participação Social

Pesquisas

Cooperação Técnica

Estudo de Mercado

Transporte não-motorizado

© PLAMUS 2013 - Comtacti