NOTÍCIAS

Oficina do PLAMUS, em Palhoça, reunirá oito municípios para debater mobilidade e planejamento urbano


02/06/2014

Município de Palhoça recebe oficina do PLAMUS. (Foto: Flora Neves)
Município de Palhoça recebe oficina do PLAMUS. (Foto: Flora Neves)

A quinta oficina participativa do PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis acontece no próximo sábado (07/06), na Faculdade Municipal de Palhoça. Técnicos municipais e representantes da sociedade civil de oito municípios da região metropolitana (Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, Rancho Queimado, Angelina, São Bonifácio, Anitápolis e São Pedro de Alcântara) irão debater questões de mobilidade e planejamento urbano para a composição do plano.

A programação terá início com a exposição dos objetivos e de conceitos de mobilidade urbana. Em seguida, serão formados grupos para identificar os problemas comuns dos municípios, estudar a causa e elaborar as possíveis soluções de forma participativa. Já no período da tarde, as atenções estarão voltadas para a construção das “árvores” de problemas e de objetivos, além do plano de ação.

A programação encerra às 16h, com a apresentação dos resultados, leitura das perspectivas e uma avaliação geral do evento.

Convite aos parceiros

Nas últimas terça e quarta-feira (27 e 28/05), o coordenador geral do PLAMUS pela SC Parcerias, Guilherme Medeiros, visitou as prefeituras das oito cidades, convidando autoridades, secretarias municipais e organizações da sociedade civil organizada a participarem da oficina.

A arquiteta Daniela Machado, especialista de edificações da Prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, disse que, quando a população toma consciência da importância de se planejar o crescimento do município, fica mais fácil realizar um trabalho satisfatório. “Pessoalmente acho que o entendimento sobre a mobilidade deve crescer, e com isso o incentivo aos usos mistos das áreas da cidade”, destacou.

O prefeito de Rancho Queimado, Valcir Hugen, diz-se otimista com a programação: “Vamos buscar envolver a comunidade para participar dessa oficina. É importante vencer o atraso e começar a planejar já a mobilidade em nossos municípios”.

Já o secretário de Educação de Angelina chamou a atenção para o fato de os municípios desta oficina estarem localizados em grandes áreas rurais. Adnei Boaventura ressaltou que as questões de mobilidade se mostram diferentes daquelas observadas em outras cidades maiores, como São José e Florianópolis. “O transporte rodoviário e o ônibus escolar são os que mais necessitam de investimentos nesses municípios. Estes dois sistemas são da maior importância para nossa secretaria, porque temos escolas que estão distantes uma hora e meia do centro da cidade de Angelina. São pontos importantes que queremos levar para a oficina em Palhoça”, disse o secretário.

Para o prefeito de Anitápolis, Marco Antônio Medeiros Junior, “é essencial que o município participe dessa discussão, pois necessitamos identificar os problemas de mobilidade que temos, para depois traçarmos os melhores caminhos”.

 

SERVIÇO

Data: 7 de junho de 2014 (Sábado)

Horário: das 9h às 16h

Público alvo: Técnicos, funcionários da prefeitura e sociedade civil de Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, Rancho Queimado, Angelina, São Bonifácio, Anitápolis e São Pedro de Alcântara.

Local: Faculdade Municipal de Palhoça - Rua João Pereira dos Santos, 305 - Ponte do Imaruim, Palhoça – SC.

 

Faça já sua inscrição através do link: http://goo.gl/AT1ljW

Ou envie um email para participe@plamus.com.br com as seguintes informações: nome completo, e-mail e telefone.


A organização do evento oferecerá alimentação durante as atividades.


COMPARTILHE

Consórcio

Comunicação e Participação Social

Pesquisas

Cooperação Técnica

Estudo de Mercado

Transporte não-motorizado

© PLAMUS 2013 - Comtacti