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Após oito meses de trabalho, encontro em Florianópolis define próximos passos no desenvolvimento do PLAMUS


Reunião ampliada da equipe técnica teve como destaque a avaliação de dados preliminares das pesquisas realizadas

28/08/2014

Encontro da equipe técnica que integra o consórcio de execução do PLAMUS discutiu nesta terça feira [19/08] resultados já alcançados e diretrizes para a segunda etapa do projeto.
Encontro da equipe técnica que integra o consórcio de execução do PLAMUS discutiu nesta terça feira [19/08] resultados já alcançados e diretrizes para a segunda etapa do projeto.

Iniciada em janeiro desse ano, a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis - PLAMUS segue rumo à sua conclusão. No último dia 19, os responsáveis pelos levantamentos, estudos e proposições do projeto reuniram-se na sede da SC Parcerias, na Capital, para falar sobre o andamento dos trabalhos e para alinhar o curso das atividades de formulação do PLAMUS. O estudo completo que apresentará soluções para os desafios de mobilidade urbana nos 13 municípios que formam a Grande Florianópolis será apresentado em janeiro de 2015.

Estiveram presentes na reunião membros do consórcio responsável pelo PLAMUS - formado pelas empresas LOGIT, Strategy& e Machado Meyer, além do BNDES, que financia o estudo, de representantes de algumas das prefeituras envolvidas e das entidades parceiras no desenvolvimento da pesquisa: SC Parcerias, Secretaria de Estado do Planejamento e EMBARQ Brasil.

O gerente da Área de Estruturação de Projetos do BNDES, Bruno Malburg, mostrou-se satisfeito com o andamento da criação do PLAMUS: “O trabalho vem sendo muito bem feito, não temos dúvida de que contratamos gente competente para realizá-lo. O cronograma está dentro do esperado. Fomos criteriosos na avaliação das propostas apresentadas para a elaboração desse estudo e escolhemos a melhor. Ouvimos do pessoal aqui de Santa Catarina que nunca houve um trabalho com gente de tanto peso e bom nível realizado nessa região, que é o principal diferencial desse projeto.”

O Secretário de Planejamento de São José, Bernardo Meyer, está acompanhando de perto o andamento do projeto: “Para o nosso município, as informações levantadas pelo PLAMUS serão muito úteis. Estamos, por exemplo, elaborando neste momento um termo de referência para fazer uma nova licitação do transporte público de São José. Com as informações do PLAMUS, vamos poder fazer algo mais amplo, mais detalhado, o que vai nos permitir promover uma licitação melhor”, explica.

Ao fim do encontro ficou acertado que a partir do mês de setembro serão realizadas diversas atividades de divulgação do diagnóstico e de discussão dos projetos e ações que serão recomendados no estudo, envolvendo diversos segmentos da sociedade. O consórcio seguirá trabalhando na análise dos dados recolhidos para consolidação do diagnóstico da região metropolitana. A etapa seguinte será a apresentação de soluções de mobilidade aos desafios mapeados durante as fases de pesquisa. O resultado completo de todo este processo, que consolidará a versão final do Plamus, será apresentado em janeiro de 2015.


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