NOTÍCIAS

Resultados da oficina “Desafios e sugestões para consórcio PLAMUS”


02/04/2014

Durante o Seminário Mobilidade Urbana em Cidades Brasileiras, realizado no dia 25 de março, em Florianópolis, foi feita uma dinâmica entre grupos, conhecida como World Café. Os participantes foram convidados a escrever suas sugestões e apontar os principais desafios para o PLAMUS - Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis, atividade que vai se repetir ao longo dos próximos meses em oficinas de participação social envolvendo os 13 municípios da região metropolitana.

Divididos em quatro grupos, técnicos, representantes municipais e da sociedade civil tiveram a oportunidade de trocar ideias, experiências e expectativassobre a mobilidade da Grande Florianópolis.

Os grupos foram segmentados nos seguintes temas:

Grupo 1 – Transporte Coletivo: priorização do transporte coletivo na cidade e características dos modos de transporte, tais como capacidade, custos, dificuldades de implantação, adequação ao tecido urbano. Hierarquização e vantagens sobre o transporte individual.

Grupo 2 – Transporte Não-Motorizado: infraestrutura e serviços para deslocamentos por bicicleta, infraestrutura para pedestres, concepções de projeto urbano para fomento ao transporte não-motorizado.

Grupo 3 – Uso do Solo Metropolitano e Mobilidade: dispersão de atividades na metrópole, polos metropolitanos, municípios dormitórios, concentração de empregos, densidades, capacidades das infraestruturas, desenvolvimento orientado pelo transporte.

Grupo 4 – Mobilidade Sustentável: eficiência energética dos deslocamentos, emissões de carbono, poluição atmosférica, uso do espaço público, equidade no acesso aos meios de transporte.

Clique aqui para acessar os apontamentos levantados pelos participantes durante as atividades do seminário.

* FOTO: Rodrigo Soldon

COMPARTILHE

Consórcio

Comunicação e Participação Social

Pesquisas

Cooperação Técnica

Estudo de Mercado

Transporte não-motorizado

© PLAMUS 2013 - Comtacti