NOTÍCIAS

COMDES recebe PLAMUS em almoço de apresentação de dados e soluções para a mobilidade urbana


Apresentação do estudo às entidades que formam o conselho apontou propostas para melhorar as condições de deslocamento na Região Metropolitana de Florianópolis

15/10/2014

O almoço de apresentação de resultados do PLAMUS no COMDES reuniu mais de 50 representantes de instituições da Região Metropolitana de Florianópolis.
O almoço de apresentação de resultados do PLAMUS no COMDES reuniu mais de 50 representantes de instituições da Região Metropolitana de Florianópolis.

A sede da Associação Catarinense dos Engenheiros (ACE) foi palco da apresentação do PLAMUS - Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis aos membros do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES). O encontro, realizado na última sexta-feira, dia 10, teve como objetivo discutir os diagnósticos e primeiras ideias de proposição de soluções advindas do estudo. Formado por 35 entidades baseadas na Capital, o COMDES é um fórum de trabalho que atua no desenvolvimento de temas como mobilidade urbana, transporte, preservação ambiental e governança dentro da Região Metropolitana de Florianópolis.

Aproximadamente 50 membros compareceram ao encontro, entre eles representantes da OAB, ACE, ACIBIG, FC&VB, SENGE, ACESA, CREA, AEMFLO, OAB, CRECI, ACIF, SINDUSCON, FloripaAmanhã, ABIH, e da CDL, entre outros, da Câmara dos Deputados e de algumas das prefeituras parceiras do estudo. Também estiveram presentes representantes da SCParcerias, do consórcio responsável pelo PLAMUS – formado pelas empresas LOGIT, Strategy& e Machado Meyer –, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da organização EMBARQ Brasil e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da OAB, Antônio de Arruda Lima, reforçou a importância da participação das prefeituras municipais no processo de elaboração do PLAMUS.
O presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da OAB, Antônio de Arruda Lima, reforçou a importância da participação das prefeituras municipais no processo de elaboração do PLAMUS.

A apresentação foi conduzida pelo diretor da Strategy&, Carlos Eduardo Gondim, que analisou os resultados colhidos até o momento pelas pesquisas realizadas e enunciou propostas preliminares. Gondim ressaltou a abrangência metropolitana do estudo, cujas propostas darão suporte a uma futura gestão integrada da mobilidade nos 13 municípios participantes do plano: "O escopo do trabalho é muito amplo. Vamos trazer tanto propostas de soluções físicas para a mobilidade como sugestões para viabilizá-las.” Gondim destacou ainda a necessidade de medidas eficazes frente à tendência acentuada de crescimento do volume de automóveis e motos. Os números apurados apontam que, até 2041, tal crescimento alcançará 236%, indo dos atuais 306 mil para 723 mil unidades circulando na região metropolitana de Florianópolis.

Temas como a circulação de pessoas e veículos, a dinâmica da mobilidade da Grande Florianópolis e as tendências de expansão observadas ao longo das pesquisas foram debatidos entre os participantes, com base nos números apresentados por Gondim. Do total de pessoas que vêm à Capital diariamente, por exemplo, 61% dirigem-se ao Centro, 18% à região continental do município e o restante se distribui entre Norte, Leste e Sul da Ilha de Santa Catarina. Já em relação ao fluxo de veículos nas Pontes Pedro Ivo e Colombo Salles, os números confirmam uma saturação praticamente total, alcançando 99% em horários de pico. Outras vias importantes para a região metropolitana, como a Via Expressa e a BR-101, apontam índices de saturação semelhantes. Segundo os responsáveis pelo estudo, esses desequilíbrios podem ser tratados através de estratégias de promoção do desenvolvimento da região continental, com investimentos em infraestrutura. Melhorar as condições das calçadas, prover transporte aquaviário, tornar o transporte público mais seguro e eficiente e incentivar o uso de bicicletas em toda a região metropolitana são algumas das medidas indicadas pela equipe técnica do PLAMUS e debatidas ao longo da reunião.

Da esquerda para a direita: Daniely Votto, da EMBARQ Brasil, Marcos Antônio de Souza, do COMDES/AEMFLO, Adriano Ribeiro, do COMDES, e Zena Becker, da organização FloripAmanhã.
Da esquerda para a direita: Daniely Votto, da EMBARQ Brasil, Marcos Antônio de Souza, do COMDES/AEMFLO, Adriano Ribeiro, do COMDES, e Zena Becker, da organização FloripAmanhã.

Outro tema discutido no encontro foi a logística do transporte de mercadorias e produtos, assunto trazido à mesa de discussão pelo consultor da LOGIT, Sérgio Demarchi. Ele falou sobre a construção do Contorno Viário da Grande Florianópolis que, segundo o especialista, amenizaria a quantidade de veículos de carga pesada circulando na região. Aproveitando a presença de convidados gabaritados no assunto, Demarchi alinhou com os membros do COMDES a troca de informações relacionadas à distribuição de mercadorias na região metropolitana, ampliando a base de dados que sustentarão o diagnóstico do PLAMUS.

O Coordenador Geral do COMDES e presidente da AEMFLO - Associação Empresarial da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Marcos Antônio de Souza, elogiou a profundidade do estudo: “É uma satisfação conhecer melhor esse projeto, que nós sabemos ser apartidário e que visa realmente solucionar a mobilidade urbana na região. Queremos novos encontros para continuar colaborando.” Já o presidente da SCParcerias, Paulo Cesar Costa, ressaltou o caráter técnico do PLAMUS: “Nossa intenção é coletar informações detalhadas para embasar a tomada de decisões. Não queremos fazer o projeto por fazer, queremos melhorar realmente a vida das pessoas.” 

Da esquerda pra a direita: Bernardo Meyer, secretário de Planejamento de São José e Paulo Cesar da Costa, da SCParcerias, além de Henrique Pinto, Marcelo Marcolino e Bruno Malburg, do BNDES.
Da esquerda pra a direita: Bernardo Meyer, secretário de Planejamento de São José e Paulo Cesar da Costa, da SCParcerias, além de Henrique Pinto, Marcelo Marcolino e Bruno Malburg, do BNDES.

Os representantes do COMDES presentes ao encontro aproveitaram a oportunidade para conhecer melhor o projeto, oferecer sugestões e interagir com a equipe técnica que esteve presente em peso: Henrique Pinto, superintendente da Área de Estruturação de Projetos, Bruno Malburg, gerente da área de Estruturação de Projetos, e Marcelo Marcolino, Chefe do Departamento de Estruturação de Projetos do BNDES; Hélio Costa, Maurício Feijó e Paulo Sergio Custódio, consultores da LOGIT Engenharia, Rafael Vanzella, do escritório Machado Meyer, Daniely Votto, gerente de Relações Estratégicas da EMBARQ Brasil, Paulo Cesar Costa, presidente da SCParcerias e Maurício Melo, analista de projetos da instituição, além de Carlos Eduardo Gondim, da Strategy&. O coordenador técnico do PLAMUS, Guilherme Medeiros, confirmou a realização de novos encontros semelhantes, dando continuidade a ações que promovam a aproximação entre as organizações da sociedade civil e o processo de desenvolvimento do PLAMUS, contribuindo com ideias, informações e enriquecendo o projeto.


COMPARTILHE

Consórcio

Comunicação e Participação Social

Pesquisas

Cooperação Técnica

Estudo de Mercado

Transporte não-motorizado

© PLAMUS 2013 - Comtacti