NOTÍCIAS

PLAMUS é discutido entre especialistas em mobilidade urbana


22/01/2015

O diretor da Strategy&, Carlos Eduardo Gondim, apresentou resultados do PLAMUS em reunião na Secretaria de Estado do Planejamento, com a presença de Cássio Taniguchi, engenheiro e ex-prefeito de Curit
O diretor da Strategy&, Carlos Eduardo Gondim, apresentou resultados do PLAMUS em reunião na Secretaria de Estado do Planejamento, com a presença de Cássio Taniguchi, engenheiro e ex-prefeito de Curitiba.

Consultores e coordenadores do consórcio responsável pelo PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis e o secretário de Planejamento, Murilo Flores, reuniram-se com especialistas em mobilidade na última terça-feira (20), na Capital, para apresentar detalhes do projeto em estudo. O encontro, realizado na Secretaria de Estado do Planejamento, teve como convidado especial o ex-prefeito de Curitiba e ex-secretário do Planejamento e da Indústria e Comércio do Paraná, Cássio Taniguchi. Guilherme Medeiros, Coordenador do PLAMUS pela SC Parcerias, o urbanista Maurício Feijó e o engenheiro Paulo Sérgio Custódio, da LOGIT, também participaram do evento.

A equipe do PLAMUS apresentou informações sobre os levantamentos realizados nos últimos 12 meses, com destaques para dados como a densidade demográfica da região, caracterizada por uma urbanização dispersa e pela concentração de empregos no Centro da Capital. As discussões também se estenderam sobre o alto uso de carros e motos no trânsito da Grande Florianópolis, que respondem por 48% das viagens realizadas diariamente na região. O tempo médio das viagens de ônibus, que demoram o dobro das realizadas por automóvel, também foi alvo de análise. “Não há uma visão integrada do transporte coletivo na Grande Florianópolis”, apontou Carlos Eduardo Gondim, um dos consultores do PLAMUS que participaram da reunião.

O secretário Murilo Flores falou sobre a importância do encontro: “É interessante compartilharmos dados do PLAMUS com pessoas qualificadas no tema, pois isso possibilita uma troca de informações e, de certa forma, a legitimação do plano que visa orientar ações imediatas e de longo prazo para melhorar a mobilidade urbana na região metropolitana da Grande Florianópolis”.

Segundo o coordenador do PLAMUS, Guilherme Medeiros, a apresentação foi enriquecida pela participação de Taniguchi nas discussões: “A experiência de Curitiba com relação à mobilidade urbana é muito valiosa para o nosso projeto”.

Sobre o convidado

Cássio Taniguchi, 73 anos, é engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e foi Prefeito de Curitiba por dois mandatos consecutivos, entre 1997-2001 e 2001-2005. Ele atuou como consultor em projetos urbanísticos em diversas cidades brasileiras e em outros países, como Porto Rico, Emirados Árabes Unidos, EUA e Japão. Taniguchi também presidiu a empresa que gerencia o sistema de transportes de massa em Curitiba e atuou como Secretário do Planejamento e da Indústria e Comércio no Paraná e como Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Distrito Federal.

Fonte: Secretaria de Planejamento de Santa Catarina
Imagens: Rosália Dors Pessato / Divulgação / Governo de Santa Catarina
#mobilidadeurbana #florianopolis #plamus


COMPARTILHE

Consórcio

Comunicação e Participação Social

Pesquisas

Cooperação Técnica

Estudo de Mercado

Transporte não-motorizado

© PLAMUS 2013 - Comtacti